SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA
AVISO Nº 01 - CONCURSO Nº 01/2023

AVISO Nº 01 - CONCURSO Nº 01/2023

ORIENTAÇÕES – TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF)

1. Conforme orientações constantes do item 7.6 do Edital 01/2023, o Teste de Aptidão Física (TAF) se constitui da terceira etapa do certame.

1.1 As provas que compõem o TAF serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro de 2023, após convocação prévia a ser realizada pela coordenação do concurso.

1.2 O Teste de Aptidão Física (TAF) será de caráter classificatório e eliminatório e consistirá das seguintes provas e respectiva distribuição de pontos:

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF)

Força muscular dos

membros superiores

(braços). (repetições)

Força muscular de abdômen (Repetições em 30'')

Resistência Aeróbica - 2.400 Metros

Pontos

Masculino:Barra Fixa

Feminino:

Flexão de

braços

Masculino/Feminino

Masculino

Feminino

10

10

30

Até 09"00

Até 11'00

20

09

09

28/29

09'01"a

09'30"

11'01"a

11'30"

19

08

08

26/27

09'31"a

10'00"

11'31"a

12'00"

18

07

07

24/25

10'01"a

10'30"

12'01"a

12'30"

17

06

06

22/23

10'31"a

11'00"

12'31"a

13'00"

16

05

05

20/21

11'01"a

11'30"

13'01"a

13'30"

15

04

04

18/19

11'31"a

12'00"

13'31"a

14'00"

14

03

03

16/17

12'01"a

12'30"

14'01"a

14'30"

13

01 ou 02

01 ou 02

15

12'31"a

13'00"

14'31"a

15'00"

12

1.3 Somente serão atribuídos pontos aos exercícios realizados de forma correta. Haverá a demonstração, por parte da comissão aplicadora, da forma correta de execução de cada uma das provas do teste de avaliação física.

1.4 O candidato que não atingir o índice mínimo de 12 (doze) pontos em qualquer uma das provas do TAF será considerado reprovado e automaticamente eliminado do processo seletivo.

1.5 O candidato convocado deverá apresentar à comissão aplicadora, no dia do Teste de Aptidão Física (TAF) RELATÓRIO MÉDICO, com data de até 30 (trinta) dias de antecedência do TAF, atestando que está “APTO” para realização dos testes físicos, explicitando que pode realizar TODAS as provas acima elencadas.

1.6 Não será permitida a realização do TAF sem a apresentação do relatório médico, sendo o candidato ELIMINADO.

1.7 O TAF será realizado em locais previamente determinados pela coordenação do concurso, o que será divulgado junto com a convocação.

2. DO TESTE FORÇA MUSCULAR DOS MEMBROS SUPERIORES (BARRA FIXA) - MASCULINO

A metodologia de preparação e execução do teste dinâmico de barra fixa obedecerá aos seguintes critérios:

2.1 Posição inicial: ao comando “em posição”, o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada pronada, mantendo os cotovelos estendidos, o corpo deverá permanecer na vertical, sem contato com o solo e com as barras de sustentação lateral;

2.2 Execução: ao comando “iniciar”, o candidato deve iniciar o movimento com a flexão dos cotovelos até que o queixo ultrapasse a parte superior da barra, estendendo novamente o braço e voltando à posição inicial, sendo assim considerado um movimento completo (uma flexão).

2.3 O movimento deverá ser repetido , sem soltar as duas mãos da barra, caso solte as mãos sob pena de eliminação.

2.4 O movimento de execução só será considerado completo com a total extensão dos cotovelos.

2.5 A não extensão total dos cotovelos antes do início de nova execução é considerado um movimento incorreto, o qual não será computado no desempenho do candidato.

2.6 Não será permitido ao candidato do sexo masculino, quando da realização do teste de barra fixa:

I - tocar com o(s) pé(s) o solo ou qualquer parte de sustentação da barra, após o início da execução;

II - flexionar o quadril e/ou joelhos;

III - após a tomada de posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;

IV - estender o pescoço para ultrapassar a parte superior da barra;

V - utilizar luvas ou qualquer outro artifício para a proteção das mãos;

VI - apoiar o queixo na barra;

VII - utilizar movimentos cíclicos de impulsão corporal (kipping ou barra estilo butterfly);

VIII — não manter o corpo na posição vertical.

2.7 Quando da realização do teste dinâmico de barra fixa, caso não consiga atingir o desempenho mínimo exigido, será concedido ao candidato o direito a uma segunda tentativa, no mínimo cinco minutos após a primeira tentativa.

3. DO TESTE FORÇA MUSCULAR DOS MEMBROS SUPERIORES (FLEXÃO DE BRAÇOS) - FEMININO.

3.1 A metodologia de preparação e execução do teste de flexão e extensão dos membros superiores aos seguintes critérios:

3.2 A posição inicial: ao comando “em posição”, a candidata deverá posicionar-se com as palmas das mãos sobre o solo, braços estendidos e ligeiramente afastados em relação à projeção dos ombros, mantendo o corpo totalmente estendido e os pés paralelos, unidos e apoiados no solo;

3.3 A execução: Tempo 1: Flexionar os cotovelos, de forma que ultrapassem a linha da altura das costas, mantendo o corpo estendido e os cotovelos projetados para fora aproximadamente 45º com relação ao tronco. Tempo 2: Estender completamente os cotovelos, voltando à posição inicial. Contagem: Quando completar a extensão de cotovelos, deverá ser contada uma repetição. O movimento de execução só será considerado completo com a total extensão dos cotovelos.

3.4 A candidata realizará o número de repetições completas sem interrupção previsto, de acordo com o gênero.

3.5 A não extensão total dos cotovelos antes do início de nova execução é considerado um movimento incorreto, o qual não será computado no desempenho da candidata.

3.6 Quando da realização do teste de flexão de braços, caso não consiga atingir o desempenho mínimo exigido, será concedido à candidata o direito a uma segunda tentativa, no mínimo cinco minutos após a primeira tentativa.

3.7 Não será permitido à candidata, quando da realização do teste de flexão de braços:

I - apoiar o peito no chão;

II - mudar a posição do corpo, deixando de mantê-lo estendido;

III - não flexionar ou não estender totalmente os membros superiores;

IV- elevar primeiro o tronco e depois os quadris;

V- afastar ou aproximar os cotovelos do tronco, alterando o ângulo de 45º;

VI- parar para descansar em qualquer posição;

VII- mudar a posição das mãos (afastar ou aproximar) durante a execução do teste;

VIII- encostar as coxas no chão.

4. DO TESTE DE FORÇA MUSCULAR DE ABDÔMEN (REPETIÇÕES EM 30 SEGUNDOS) FLEXÃO ABDOMINAL - MASCULINO/FEMININO.

4.1 O teste de flexão abdominal deverá ser realizado em local com condições adequadas, protegido da chuva, em piso regular e uniforme, com utilização de colchonete ou material (Etil, Vinil e Acetato — EVA) para proteção da coluna.

4.2 A metodologia para preparação e execução do teste de flexão abdominal para os candidatos do sexo masculino e para as candidatas do sexo feminino obedecerá aos seguintes critérios:

I - Posição inicial: ao comando “em posição”, o candidato deverá posicionar-se em decúbito dorsal, braços cruzados sobre o tórax, mãos tocando o ombro o posto (mão esquerda tocando o ombro direito e mão direita tocando o ombro esquerdo), pernas flexionadas a 90 graus e planta dos pés em contato com o solo, recebendo auxílio de um auxiliar de banca para que, durante a execução do teste, permaneça com os pés em contato com o solo;

II - Execução: após a emissão de sinal sonoro, o candidato flexionará o tronco até tocar os joelhos, em sua parte da frente (região central da patela) com os cotovelos e retornará à posição inicial, de forma que a escápula encoste no chão, completando, assim, uma repetição.

4.3 O término do tempo de trinta segundos será marcado por emissão de sinal sonoro;

4.4 O candidato realizará o número de repetições completa previsto, de acordo com o gênero, no tempo de trinta segundos .

4.5 A contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações no teste de flexão abdominal:

I - O auxiliar de banca contará em voz alta o número de repetições realizadas. Quando o exercício não atender o previsto neste edital, será repetido o número do último realizado de maneira correta e quando se tratar movimento inicial, o auxiliar de banca dirá “zero”;

II - cada execução começa e termina sempre na posição inicial; somente assim será contada uma execução completa;

III - somente será contado o exercício realizado completamente, ou seja, se — ao término de trinta segundos, marcada pela emissão de sinal sonoro para o término da prova—,o candidato estiver no meio da execução, esta não será computada.

4.6 Não será permitido ao candidato, quando da realização do teste de flexão abdominal, receber qualquer tipo de ajuda física se não a prevista no subitem 2.2deste anexo.



4.7 Durante a execução do exercício, o candidato que perder o contato das mãos com os ombros, não terá validada a contagem daquele movimento. .

4.8 Quando da realização do teste de flexão abdominal, caso não consiga atingir o desempenho mínimo exigido, será concedido ao candidato o direito a uma segunda tentativa, no mínimo cinco minutos após a primeira tentativa.

5. DO TESTE DE RESISTÊNCIA AERÓBICA 2400 METROS (CORRIDA) – MASCULINO/ FEMININO

5.1 O candidato, em uma única tentativa, terá o prazo para percorrer a distância mínima exigida, em local previamente demarcado.

5.2 A metodologia para a preparação e a execução do teste de corrida para os candidatos dos sexos masculino e feminino obedecerão aos seguintes critérios:

I - o candidato poderá, deslocar-se em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir;

II - os comandos para iniciar e terminar o teste serão dados por sinal sonoro;

III - não será informado, pela equipe de aplicação do exame, o tempo que restar para o término do teste, mas o candidato poderá utilizar relógio para controlar o seu tempo.

5.3 A correta realização do teste, levará em consideração as seguintes observações:

I - o tempo oficial do teste será controlado por relógio do coordenador do teste, sendo o único que servirá de referência para o início e o término do teste;

II - orienta-se que, após o apito que indica o término do teste, o candidato não pare bruscamente a corrida, mas que continue a correr ou caminhar no sentido transversal da pista (lateralmente), no ponto em que se encontrava quando o sinal sonoro para o término do teste foi emitido;

III - a distância percorrida pelo candidato, a ser considerada oficialmente, será somente a realizada pela banca examinadora.

5.4 Não será permitido ao candidato, quando da realização do teste resistência aeróbica (Corrida de 2400 metros):

I - dar ou receber qualquer tipo de ajuda física (como puxar, empurrar, carregar, segurar na mão etc.);

II - deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, após o sinal sonoro encerrando a prova;

III - não aguardar a presença do fiscal que aferirá a metragem percorrida;

IV - abandonar a pista antes da liberação do auxiliar de banca.

5.5 Cada candidato terá apenas uma tentativa para realizar o teste.

5.6 O teste do candidato será interrompido caso ocorra quaisquer das proibições do subitem 4.4 deste anexo, sendo a distância percorrida desconsiderada, implicando a eliminação do candidato.

5.7 O piso da pista do teste será rígido, firme, regular e uniforme.

5.8 É responsabilidade de cada candidato manter seu condicionamento físico condizente com, no mínimo, os desempenhos exigidos para aprovação no exame de aptidão física até a convocação e durante o CF (curso de formação).

5.9 Os testes serão gravados em vídeo pela banca.

5.10 O candidato que se recusar a ter a sua prova gravada em vídeo será eliminado do concurso.

5.11 Os imprevistos ocorridos durante a realização do exame de aptidão física serão dirimidos pelo coordenador da banca examinadora.

5.12 O candidato que infringir qualquer proibição prevista neste anexo ou no edital que rege o certame, independentemente do resultado dos testes, será eliminado do concurso.

5.13 Naqueles testes em que é permitida uma segunda tentativa, esta se dará somente no caso de o candidato não atingir o índice mínimo exigido, não sendo permitida com a finalidade de melhorar o índice atingido anteriormente.

5.14 O candidato que realizar o Teste de Aptidão Física só conhecerá o resultado oficial do referido exame por meio de publicação oficial do resultado, através dos canais previamente estipulados no Edital nº 01/2023.

Pará de Minas, 06 de dezembro de 2023



FÁBIO LUIZ DOS SANTOS, TEN CEL QOR

PRESIDENTE DA COMISSÃO DO CONCURSO 01/2023



ANEXO ÚNICO

MODELO DO ATESTADO MÉDICO



ATESTADO MÉDICO

Atesto que o Senhor(a) ____________________________________________ , portador da Carteira de Identidade nº ____________________, encontra-se, no momento do presente exame médico, em perfeitas condições físicas, para realizar o Teste de Aptidão Física, citado no Edital CONCURSO Nº 01/2023 – Concurso Guarda Civil Municipal De Pará De Minas, que compreende os seguintes testes: RESISTÊNCIA AERÓBICA 2400 METROS (CORRIDA), FLEXÃO DE BRAÇOS FEMININO, FORÇA MUSCULAR DE ABDÔMEN (ABDOMINAL), FORÇA MUSCULAR DOS MEMBROS SUPERIORES (BARRA FIXA) MASCULINO .

Cidade/ Data

(a) Assinatura e carimbo do médico com seu nome e CRM.

FÁBIO LUIZ DOS SANTOS, TEN CEL QOR

PRESIDENTE DA COMISSÃO DO CONCURSO 01/2023

Publicado por: Andreia de Souza Reis
Código identificador: 7675
Matéria publicada no Diário Oficial Eletrônico
07 de dezembro de 2023 | Edição Nº 455
Prefeitura de Pará de Minas