Nota Informativa n° 08/2024
Responsáveis: Wagner Magesty Silveira – Secretário Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e Comissão Técnica de Emergências em Saúde.
Assunto: Estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da aplicação do UBV pesado – Fumacê.
Considerando as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e o Estado de Emergência em Saúde Pública ocasionado pelas arboviroses, instituído pelo Decreto Municipal no 13.140, de 29 de fevereiro de 2024:
São objetivos desta Nota Informativa:
Definir critérios epidemiológicos para cronograma de aplicação do UBV-pesado/ fumacê;
Apresentar cronograma de aplicação do UBV-pesado/fumacê.
O quadro epidemiológico atual da dengue caracteriza-se pela ampla distribuição do Aedes aegypti em todas as regiões do município de Pará de Minas, com uma complexa dinâmica de dispersão do seu vírus, circulação simultânea de dois sorotipos virais (DENV1 e DENV2) e vulnerabilidade para a introdução de outros sorotipos. Mais recentemente, com a maior intensidade de circulação do sorotipo DENV2, tem-se observado um agravamento dos casos, com aumento do registro em crianças.
Essa situação epidemiológica tem, ao longo dos anos, apesar dos esforços do Ministério da Saúde, dos estados e dos municípios, provocado a ocorrência de epidemias nos principais centros urbanos do país, infligindo um importante aumento na procura pelos serviços de saúde, com ocorrência de óbitos.
O controle da dengue na atualidade é uma atividade complexa, tendo em vista os diversos fatores externos ao setor saúde, que são importantes determinantes na manutenção e dispersão tanto da doença quanto de seu vetor transmissor. Tal entendimento reforça o fundamento de que o controle vetorial é uma ação de responsabilidade coletiva e que não se restringe apenas ao setor saúde e seus profissionais.
As atividades voltadas ao controle vetorial são consideradas de caráter universal e podem ser caracterizadas sob dois enfoques: as ações de rotina e as de emergência. Os mosquitos do gênero Aedes são os vetores da dengue. A espécie Aedes aegypti é a mais importante na transmissão da doença. Como métodos de controle rotineiro, têm-se o mecânico, o biológico, o legal e o químico.
O controle químico consiste no uso de substâncias químicas – inseticidas – para o controle do vetor nas fases larvária e adulta. A utilização de inseticidas em saúde pública tem por base normas técnicas e operacionais oriundas de um grupo de especialistas em praguicidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza os princípios ativos desses produtos e recomenda as doses para os vários tipos de tratamento disponíveis.
É fundamental o uso racional e seguro dos inseticidas nas atividades de controle vetorial, tendo em vista que o seu uso indiscriminado determina impactos ambientais, além da possibilidade de desenvolvimento da resistência dos vetores aos produtos.
A aplicação espacial a Ultra Baixo Volume - UBV tem como função específica a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti e deve ser utilizada somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias. Essa ação integra o conjunto de atividades emergenciais adotadas nessas situações e seu uso deve ser concomitante com todas as demais ações de controle, principalmente a diminuição de fontes de mosquito.
Pelos motivos acima descritos a Secretaria Municipal de Saúde aplicará o UBV-pesado seguindo o cronograma abaixo, considerando a situação epidemiológica dos bairros, para 1° ciclo:
Cronograma de Aplicação do UBV-Pesado/FUMACÊ
- Quarta-feira, 08 de maio, início às 16 h
Padre Libério
Walter Martins
Cecilia Meireles
Residencial Capanema
São Paulo
Várzea da Posse
São Cristóvão
Redentor
Jardim América
Conjunto Habitacional José Pereira Campos
- Quinta-feira, 09 de maio, início às 4 h até às 8h30, retornando às 16h até às 21h.
Santos Dumont
Santa Edwirges
Recanto da Lagoa
Vila Ferreira
João Paulo II
Providência
- Sexta-feira, 10 de maio, início às 4 h
Grão Para
Distrito Industrial II
Novo Horizonte
São Pedro
Santa Izabel
União
Califórnia
Prolongamento São Pedro
- Sexta-feira, 10 de maio, início às 16h
São Vicente de Paula
JK
Esplanada
Nossa Senhora de Fátima
Nossa senhora de Lourdes
- Sábado, 11 de maio, início às 4 h
São José
- Sábado, 11 de maio, início às 16h
Belvedere
Serra Verde
Jardim Beatriz
Dom Bosco
- Domingo, 12 de maio, início às 4 h
Centro
Nossa Senhora das Graças
Vila Sinhô
Independência
- Segunda-feira, 13 de maio, início às 4 h
Tavares
Torneiros
São Francisco
OBS: Durante a aplicação há necessidade de serem abertas janelas e portas para que o inseticida possa adentrar aos imóveis, aumentando sua efetividade.
Os horários estão sujeitos a atrasos e alterações.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretrizes Nacionais para
a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília-DF. 2009.
Ana Clara Teles Meytre
Presidente da Comissão Técnica de Emergências em Saúde
Wagner Magesty Silveira
Secretário Municipal de Saúde