PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL – 2023
Coordenação: Cláudio Feliciando da Silva
José Lucas Rodrigues Silva Gusmão
1 – APRESENTAÇÃO
O Programa Escola em Tempo Integral (ETI), instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. MEC (BRASIL, 2024).
O programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral, e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. MEC (BRASIL, 2024).
A assistência técnico-pedagógica e financeira aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal tem, como ponto de partida, a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. A adesão ao programa e o recebimento dos recursos não solucionam, contudo, o complexo desafio de organização, gestão e implementação da educação integral em jornada ampliada na rede de ensino. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o programa foi estruturado em cinco eixos (Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar), articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados. MEC (BRASIL, 2024).
No município de Pará de Minas, o Programa Escola em Tempo Integral (ETI) foi regulamentado pela Portaria Municipal Nº 21.610/2023, com abrangência para os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), no atendimento aos dispostos no Artigo 21 da Resolução SEE/MG Nº 4.869, DE 05 de julho de 2023.
A Lei Nº 9.396 de 20 de dezembro de 1996, nos Art. 34 e 84, prevê o aumento progressivo da jornada escolar em tempo integral, conforme segue:
Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
[…]
§ 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.
[…]
Art. 87 § 5º Serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes escolares públicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.
O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Nº 13.005, de 25 de Junho de 2014, garante:
Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica. Estratégia 6.1: promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos(as) alunos(as) na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 (sete) horas diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de professores em uma única escola.
2 – OBJETIVO
Implementação gradativa do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) nas Instituições de Ensino do município de Pará de Minas/MG, em atendimento aos dispostos na Lei Nº 14.640/2023; Lei Nº 9.396/1996; Lei Nº 13.005/214; Resolução SEE/MG Nº 4.869/2023; Portaria Municipal Nº 21.640/2023.
3 – PÚBLICO ALVO
Estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais das Instituições de Ensino situadas no campo e área urbana em situação de vulnerabilidade, de acordo com os itinerários avaliativos registradas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) atualizados em 2019. As matrículas no ETI são opcionais e voluntárias.
4 – ATENDIMENTO
O Programa ETI em implementação no município de Pará de Minas no ano de 2024, conta com a oferta de 192 vagas pactuadas junto ao FNDE/MEC, distribuídas conforme quadro:
VAGAS PACTUADAS FNDE/MEC |
ANOS INICIAIS |
ANOS FINAIS |
TOTAL |
75 |
117 |
192 |
A pactuação de novas vagas ocorrerá gradativamente, por convênio celebrado entre o município de Pará de Minas e MEC/FNDE, de acordo com a Lei N.º 14.640/2023, nos ciclos de pactuação anuais.
5 – MATRIZ CURRICULAR
As atividades desenvolvidas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, atendem ao proposto na Resolução SEE/MG 4.908 de 11 de setembro de 2023, Título III; Educação Integral; Capítulo I e II; Artigos. 19, 20, 21 e 22 e seus incisos, conforme segue:
TÍTULO III
EDUCAÇÃO INTEGRAL
CAPÍTULO I – DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL – ANOS INICIAIS
Art. 19 – o Ensino Fundamental em Tempo Integral – Anos Iniciais será ofertado para o 4º e 5º ano, e terá carga horária anual de 1466:40 (um mil quatrocentas e sessenta e seis horas e quarenta minutos), distribuídas em 40 (quarenta) semanas letivas
§ 1º – A carga horária diária do Ensino Fundamental em Tempo Integral – Anos Iniciais será de 9 (nove) módulos-aula, sendo 8 (oito) módulos com duração de 50 (cinquenta) minutos e 1 (um) módulo com duração de 40 (quarenta) minutos.
§ 2º – O módulo-aula dos componentes curriculares Arte, Ensino religioso e Geografia terão duração de 40 (quarenta) minutos, devendo ser organizados no quadro de horários de forma a garantir a carga horária diária nos cinco dias letivos semanais
Art. 20 – As escolas que ofertam o Ensino Fundamental em Tempo Integral – Anos Iniciais deverão seguir a matriz curricular, conforme consta no ANEXO VI.
CAPÍTULO II – DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL ANOS FINAIS
Art. 21 – o Ensino Fundamental em Tempo Integral – Anos Finais terá carga horária anual de 1500:00 (um mil e quinhentas horas), distribuídas em 40 (quarenta) semanas letivas, podendo ser ofertado do 6º ao 9º ano
Parágrafo Único. A carga horária diária do Ensino Fundamental em Tempo Integral – Anos Finais será de 9 (nove) módulos-aula, de 50 (cinquenta) minutos.
Art. 22 – As escolas que ofertam o Ensino Fundamental em tempo integral Anos Finais deverão seguir a matriz curricular, conforme consta NO ANEXO VIII.
As atividades desenvolvidas na Educação Infantil, são fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 14 de dezembro de 2018. A BNCC é o documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também das propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Artigo 4º, definem a criança como:
sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivência, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. BNCC (BRASIL, 2009).
Ainda de acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. BNCC (BRASIL, 2018).
A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. BNCC (BRASIL, 2018).
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. BNCC (BRASIL, 2018).
5.1 – direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil.
Conviver |
com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. |
Brincar |
cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. |
Participar |
ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. |
Explorar |
movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. |
Expressar |
como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. |
Conhecer-se |
e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. |
Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. BNCC (BRASIL, 2018).
5.2 – campos de experiências para educação infantil.
O eu, o outro e o nós |
É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos. |
Corpo, gestos e movimentos |
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.). |
Traços, sons, cores e formas |
Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas. |
Escuta, fala, pensamento e imaginação |
Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação. Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua. |
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural (as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a diversidade entre elas etc.). Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano. |
5.3 – Os Objetivos De Aprendizagem E Desenvolvimento Para A Educação Infantil.
Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças, conforme indicado na figura a seguir. Todavia, esses grupos não podem ser considerados de forma rígida, já que há diferenças de ritmo na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças que precisam ser consideradas na prática pedagógica. BNCC (BRASIL, 2018).
5.4 – Grupos por faixa etária
CRECHE |
PRÉ-ESCOLA |
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Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
5.5 campo de experiências “o eu, o outro e o nós”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
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Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. |
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa. |
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos. |
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras. |
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso. |
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. |
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social. |
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. |
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto. |
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos. |
5.6 – campo de experiências “corpo, gestos e movimentos”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
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Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. |
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. |
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. |
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. |
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar. |
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. |
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. |
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. |
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
5.7 – Campo De Experiências “Traços, Sons, Cores E Formas”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
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Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente. |
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. |
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
5.8 – Campo De Experiências “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
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Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive. |
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas. |
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. |
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. |
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas). |
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). |
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas. |
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor. |
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. |
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história. |
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar. |
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. |
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão. |
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. |
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.). |
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais. |
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.). |
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.). |
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.). |
(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
5.9 – campo de experiências “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
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Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). |
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. |
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). |
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. |
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. |
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. |
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. |
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos. |
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles. |
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.). |
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). |
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade. |
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
|
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos. |
6 – RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS
O quadro de servidores necessários para o atendimento às instituições de ensino inseridas no Programa Escola em Tempo Integral (ETI), é definido em conjunto entre o Diretor Escolar e a Secretaria Municipal de Educação, respeitada a Lei 5.288/2011, Estatuto do Magistério e a habilitação profissional para a função.
6.1 – Educação Infantil
Professor Auxiliar de Educação Básica ou Professor de Educação Básica (habilitação em Pedagogia / Normal Superior): para desenvolvimento de práticas pedagógicas e acompanhamento da alimentação dos estudantes no contraturno das instituições de ensino que possuem tempo integral.
Serviçal (formação elementar): para limpeza e organização do espaço escolar, produzir e servir alimentação para os estudantes matriculados no contraturno das instituições de ensino que possuem tempo integral e outras atividades solicitadas pela gestão.
6.2 – Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Professor Auxiliar de Educação Básica ou Professor de Educação (habilitação em Pedagogia / Normal Superior): para desenvolvimento de práticas pedagógicas e acompanhamento da alimentação dos estudantes no contraturno das instituições de ensino que possuem tempo integral.
Serviçal (formação elementar): para limpeza e organização do espaço escolar, produzir e servir alimentação para os estudantes matriculados no contraturno das instituições de ensino que possuem tempo integral e outras atividades solicitadas pela gestão.
6.2 – Ensino Fundamental – Anos Finais
Professor Auxiliar de Educação Básica ou Professor de Educação Básica (habilitação por área de conhecimento): para desenvolvimento de práticas pedagógicas e acompanhamento dos estudantes no contraturno das instituições de ensino que possuem tempo integral.
Serviçal (formação elementar): limpeza e organização do espaço escolar, produzir e servir alimentação para os estudantes matriculados no contraturno das instituições de ensino que possuem tempo integral e outras atividades solicitadas pela gestão.
ANEXO I:
MATRIZ CURRICULAR ANOS INICIAIS
ANEXO II:
MATRIZ CURRICULAR ANOS FINAIS
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ > Acesso em 15/01/2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 >Acesso em: 15/01/2024.
BRASIL, Lei N.º 9.396 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html > Acesso em 15/01/2024.
BRASIL, Lei N.º 13.005, de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm > Acesso em 15/01/2024.
BRASIL. Lei N.º 14.640, de 31 de julho de 2023. Institui o programa Escola em Tempo Integral. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14640.htm > Acesso em: 15/01/2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf > Acesso em 29/09/2023.
MINAS GERAIS, Resolução SEE N.º 4.869/2023. Estabelece normas e diretrizes para o Plano de Atendimento Escolar da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, para o ano de 2024. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/documentos-legislacao/resolucao-see-n-o-4-869-2023/ > Acesso em: 15/01/2024.
MINAS GERAIS, Resolução SEE N.º 4.908/2023. Dispõe sobre as matrizes curriculares do Ensino Fundamental, Ensino Médio e das modalidades de ensino, na rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, com início em 2024, e dá orientações correlatas. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/RESOLUCAO-SEE-No-4-.908-DE-11-DE-SETEMBRO-DE-2023.pdf > Acesso em: 15/01/2024.
PARÁ DE MINAS, Portaria N.º 21.610, de 06 de outubro de 2023.Regulamentar a Política de Educação em Tempo Integral no Município de Pará de Minas – MG.